segunda-feira, 7 de agosto de 2017

< Creme de Inhame com Couve

Creme de Inhame com Couve


Ingredientes:

4 xícaras de chá de purê de inhame
1 xícara de chá de couve picadinha
1/2 xícara de calabresa picada em rodelas (opcional)
1/2 cebola
Sal, Pimenta e temperos a gosto.
Azeite

Modo de fazer:
Descascar os inhames e picar em pedacinhos, reservar.

Em uma panela frite um pouco da cebola e refogue o inhame com os temperos de sua preferência.

Cubra de água e deixe cozinhar até ficar bem molinho.

Escorra o inhame espere esfriar e passe para um liquidificador ou processador , bata até virar um purê e Reserve.
 Reserve a água do cozimento, caso precisar na hora de processar o purê ou  queira deixar o creme mais ralo no final da receita.
Em uma panela frite o restante da cebola com azeite e refogue a couve e a calabresa.
Adicione o  purê de inhame e misture bem.
Adicione os temperos e acerte o sal deixando dar um fervidinha.
Está prontinho seu creme de inhame com couve!! 
Finalize com cebolinha, salsinha e queijos de sua preferência , faz toda diferença.




Obs:
Nessa receitinha a base é o inhame mas vc pode estar substituindo por chuchu, batata doce, mandioquinha salsa, brócolis, couve-flor, batata... é só usar sua criatividade!!
Couve, Espinafre, queijo parmesão, gorgonzola, bacon, calabresa são os acompanhantes!
QUEM SE ALIMENTA RECEBE TODO AMOR QUE VOCÊ DEDICA!
POR ISSO QUANDO COZINHAR EMANE AMOR! 


Beijos!

terça-feira, 1 de agosto de 2017

> Creme de Abóbora com Espinafre Low Carb

Creme de Abóbora com Espinafre Low Carb


Ingredientes:

3 xícaras de chá de purê de abóbora  (a de sua preferência)
1/2 xícara de chá de bacon picado
1 xícara de chá de espinafre picado
2 dentes de alho bem amassadinhos
1/2 Cebola
Sal e pimenta e ervas a gosto
3 colheres de sopa de creme de leite

Modo de Fazer:
 Em uma panela, cubra a abóbora cortada em cubos com água, adicione a  cebola e tempere com 
sal e pimenta a gosto.
 Cozinhe até a abóbora ficar macia.
Escorra a abóbora e passe para um liquidificador ou processador, bata até virar um purê e Reserve.
 Reserve a água do cozimento, caso precisar na hora de processar o purê ou  queira deixar o creme mais ralo no final da receita.
 Em uma frigideira, frite o bacon em fogo baixo (se precisar coloque um pouco de azeite ou óleo de coco) Quando estiver douradinho, adicione o alho bem trituradinho, e acrescente o espinafre picado e todos temperos de sua preferência,  refogue um pouco cuidando para não queimar.
 Adicione o  purê de abóbora e misture bem.
 Acerte o sal e pimenta, se achar melhor pode colocar a água do cozimento da abóbora para acertar a textura.
 Finalize com o creme de leite .


Obs: 
Use a abóbora de sua preferência,  usei a cabotiá.
No final coloquei cebolinha fresquinha, faz toda diferença.
Uma outra opção é finalizar com queijo parmesão.

QUEM SE ALIMENTA RECEBE TODO AMOR QUE VOCÊ DEDICA!
POR ISSO QUANDO COZINHAR EMANE AMOR! 


Beijos!

sexta-feira, 28 de julho de 2017

Bolo de Banana Ligth

Bolo de Banana Ligth


Ingredientes:

4 ovos
2 xícaras de açucar mascavo
1/2 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de leite
1 xícara de chá de farinha integral
1 xícara de chá de aveia
2 bananas grande
1 colher de sopa de fermento em pó
2 banana cortadas em rodelas para colocar em cima da massa
Canela a gosto


Modo de Fazer:

Colocar em um recipiente a farinha, a aveia, o fermento em pó e reservar.

Bater no liquidificador os ovos, óleo, leite, o açucar e as bananas.

Juntar a massa aos ingredientes reservados e mexer bem.

Colocar em uma forma untada com óleo e farinha e colocar as bananas cortadas em rodelas
por cima e salpicar a canela.

Assar em forno médio até corar.





Obs:
Pode usar óleo de coco no lugar do oléo;
E  o Leite pode substituir por leite de coco.
Também pode substitir a farinha integral pela branca.


Os créditos dessa receita vai  para nossa querida leitora Amanda Maria Lourensatto de Hercule!

Obrigada Amanda por compartilhar com as leitoras do Pedaços de Doçura da Vivi essa receitinha !!
Adorei!

Participe você também!

Envie suas receitinhas por mensagem na minha fan page do facebook:


https://www.facebook.com/bijueart/

Beijos!

sexta-feira, 21 de julho de 2017

> Pão Funcional de Microondas

Pão Funcional de Microondas



Ingredientes:
1 ovo
1 colher de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa (cheia) de farinha de amêndoas
2 colheres de sopa (rasa) de um mix de farinha (amaranto e quinua/ opcional)
1 pitada de sal
1 colher rasa de chá de fermento em pó

Modo de Fazer:
Bata o ovo com o fouet ou garfo até ficar beeem espumoso.

Acrescentar o creme de leite e mexer bem.

Logo em seguida acrescentar as farinhas e por último o fermento em pó.

Coloque em uma travessa pequena e leve ao microondas por 1:35 minutos  mas depende do seu forno, pode ser mais ou menos.

Agora é só usar a criatividade, rechear, comer só com manteiga, geléias...
Cortei ao meio e tostei na manteiga, na frigideira mesmo ou pode ser também na sanduicheira.











Obs:
Você pode estar trocando o creme de leite por : iogurte natural, requeijão, coalhada natural.

Sobre as farinhas a serem usadas: usei um mix de farinha (misturei amaranto em flocos e
quinua em flocos) ou tb você pode usar  aveia, chia, linhaça, grão de bico...Use a de sua preferência.

Sobre o forno veja se o fundo da travessa  já está sequinho, se estiver molhadinho
precisa mais alguns segundinhos.


Aqui no blog temos um post ensinando a fazer em casa a Farinha de Amêndoas Caseira
http://pedacosdedocuradavivi.blogspot.com.br/2016/10/farinha-de-amendoas-caseira.html




É a melhor receitinha de pão rápido da vidaa!! rsrs

Façam!

QUEM SE ALIMENTA RECEBE TODO AMOR QUE VOCÊ DEDICA!
POR ISSO QUANDO COZINHAR EMANE AMOR! 

Beijos!

> Suflê de Chuchu Low Carb

Suflê de Chuchu  Low Carb



Ingredientes:
1 chuchu picado e cozido 
2 gemas 
2 claras batidas em neve 
Tempero a gosto
Queijos de sua preferência (opcional)


Modo de fazer:

Misture as gemas delicadamente as claras em neve e tempere a gosto.


Coloque os queijos de sua preferência ou não coloque.


Misture essa massa ao chuchu e leve a um refratário untado com azeite de oliva.


Salpique parmesão por cima e leve ao forno médio até gratinar.








Obs:
Cozinhar o chuchu  no vapor ou em água e sal.
As claras bater até ficar bem firme.
Temperei com uma pitada de sal e uma pitada de ervas finas.
O queijo que usei foi mussarela.
Sobre o forno o meu foi 20 minutinhos  mas depende do seu forno, pode ser 
mais ou menos.


Façam fica uma delíciaaa!!

QUEM SE ALIMENTA RECEBE TODO AMOR QUE VOCÊ DEDICA!
POR ISSO QUANDO COZINHAR EMANE AMOR! 

Beijos

terça-feira, 18 de julho de 2017

> Torta de Atum Low Carb

 Torta de Atum Low Carb



Ingredientes:
1 lata de atum ralado sem óleo
1 punhado de brócolis cozido 
2 colheres de sopa de creme de leite
2 colheres de sopa de farinha de chia 
1 ovo inteiro
1 fatia de queijo mozarela picadinho
Pimenta e Sal a gosto.


Modo de Fazer:

Pique ou triture no liquidificador os brócolis.

Em um bow misture bem o atum, o ovo, a farinha, o brócolis, o creme de leite e o queijo.

Tempere a gosto.

Untar um refratário e colocar a massa.

 Levar ao forno médio  por uns 25 minutinhos ou até corar.
(depende do seu forno, pode ser mais ou menos tempo)

Serve 1 pessoa



Obs:

O brócolis pode ser substituído por espinafre ou couve.

Sobre o "punhado" de brócolis que usei foi 3 arvorezinhas.

O creme de leite pode ser substituído por nata.

Untar o refratário com óleo de coco ou azeite de oliva.

A farinha de chia por  farinha de amêndoas

Aqui no blog temos um post ensinando a fazer em casa a Farinha de Amêndoas Caseira
http://pedacosdedocuradavivi.blogspot.com.br/2016/10/farinha-de-amendoas-caseira.html


Os créditos dessa receita vai mais uma vez para nossa querida leitora Perla Lonrensatto!

Obrigada Perla por compartilhar com as leitoras do Pedaços de Doçura da Vivi essa receitinha delícia e o melhor low carb.

Participe você também!

Envie suas receitinhas por mensagem na minha fan page do facebook:


https://www.facebook.com/bijueart/


Beijos!

> Dicas da Nutri Por Jaque Tropéa - QUER EMAGRECER??? ENTÃO CUIDE DO SEU INTESTINO!

QUER EMAGRECER??? ENTÃO CUIDE DO SEU INTESTINO!


Quanto mais eu estudo mais eu vejo a necessidade de cuidarmos do nosso intestino.
Você não sabe, mas talvez a origem de muitos de seus problemas de saúde e quilos a mais esteja em seu intestino.É no nosso intestino que se encontra boa parte do nosso sistema imunológico, endócrino e nervoso.

Quando se fala de bactérias, pensamos nas nocivas, que causam doenças, mas que são uma minoria.
No total, convivemos com aproximadamente 100 trilhões de bactérias que vivem ecologicamente em equilíbrio, exercendo funções importantes, ajudando a digerir alimentos, sintetizar vitaminas essenciais e proteger a mucosa intestinal para o funcionamento adequado do organismo.
Para se ter uma ideia mais ampla dessa proporção, calcula-se que no corpo humano tenha aproximadamente 10 trilhões de células, isto significa que temos 10 vezes mais bactérias do que células no corpo.

A importância do conjunto de bactérias que habitam o intestino é tamanha, que pode ser considerado como uma espécie de órgão funcionalmente ativo, chamado de microbiota intestinal.
A flora saudável é chamada de Probióticos (= a favor da vida) e os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento dela são chamados de Prebióticos.

Quando temos um desequilíbrio entre micro-organismos benéficos e patogênicos (os que causam doenças) presentes no trato gastrointestinal, gerando uma situação desfavorável à saúde do ser humano, é o que chamamos de DISBIOSE INTESTINAL.



Uma definição mais atual diz que:

Disbiose é o estado no qual a microbiota produz efeitos nocivos através de mudanças qualitativas e quantitativas na própria microbiota intestinal; mudanças na sua atividade metabólica; e mudanças em sua distribuição do trato gastrointestinal”.
Em outras palavras, havendo a disbiose, gera-se uma desarmonização no organismo pela não absorção de vitaminas e inativação de enzimas digestivas, prejudicando a digestão e indução da fermentação; desconjugação de sais biliares, comprometendo a digestão e absorção de gorduras; produção de promotores tumorais, como as nitrosaminas e destruição da mucosa intestinal, gerando a hipermeabilidade e, assim, ativando o sistema imunológico.
Em suma, disbiose quer dizer um grande “desastre ecológico dentro do corpo”.
Estudos mostram que pessoas obesas apresentam alterações na microbiota intestinal, sugerindo que isso provocaria processos inflamatórios crônicos que levariam ao acúmulo de gordura. POIS É, O SEU INTESTINO DITA SE VOCÊ SERÁ MAGRO OU NÃO.

Mas como saber se tenho?

Principais sintomas:
– Desconforto abdominal recorrente
- Vontade excessiva de consumir doces
- Língua com saburra amarelada
- Intestino preso
– Inchaço e distensão abdominal após algumas refeições
– Enjôos
– Dores de cabeça recorrentes
– Sobrepeso e dificuldade de emagrecimento mesmo com controle alimentar e atividade física
– Desnutrição
– Prisão de ventre
- Gases
– Irritabilidade e fadiga
– Enfraquecimento do sistema imunológico: gripes de repetição; rinites; sinusites; alergias

Tratando a disbiose intestinal

  1. Dietética, por meio da ingestão de alimentos que contenham probióticos (bactérias benéficas – lactobacilos). Em todas as culturas tradicionais existem alimentos fermentados ricos em probióticos: iogurtes naturais (preferencialmente de vacas criadas soltas), kefir, chucrute, Missô, Natô, etc. Recomenda-se aumento na ingestão de vegetais, frutas, gorduras benéficas (como óleo de coco, azeites, abacates) e fibras (fontes naturais dos prebióticos , “alimento” dos probióticos, como aveia, chia, linhaça, amaranto, sementes). Mas o mais essencial é a dieta de remoção e rodízio de alimentos, em que se exclui alimentos inflamatórios e irritativos para o intestino, e faz-se um rodízio de alimentos benéficos. Porém é altamente aconselhável que um profissional da área o acompanhe neste processo, seja um NUTRICIONISTA.
  2. Medicamentos – na maioria das situações faz-se necessário o uso concomitante de suplementos vitamínicos, minerais e antioxidantes para matar as bactérias nocivas antes de ressemear com as bactérias benéficas (probióticos) e antifúngicos naturais para erradicar o excesso de fungos. O uso de doses crescentes e intensas de probióticos (lactobacilos) resolve a maioria dos casos. A Glutamina (aminoácido) para refazer a mucosa intestinal mostra-se complementar ao tratamento.



Dra. Jaqueline Tropéa
Nutricionista
CRN-8 7170

Agendamento de consultas pelo (43) 99933 - 6291

Um grande beijo!

> Bolo Panetone Fit